Automação Industrial 4.0
Vivemos uma nova revolução industrial em termos de formas de produção. Isso se deve não apenas à mecanização, mas também aos sistemas de controle e informação, que são capazes de lidar com processos e maquinários complexos com muito mais eficiência e economia do que os humanos. Esses sistemas são chamados de automação industrial 4.0.
Para que a produção automatizada desbloqueie seu valor, ela deve ser implementada como uma solução abrangente que englobe todos os processos da empresa, permitindo que as informações fluam por todas as suas partes.
Internet das Coisas (IOT)
IoT é um termo que significa Internet of Things, ou seja, internet das coisas, e está sendo cada vez mais utilizados por grandes empresas ao redor do mundo.
Um ecossistema IoT consiste em dispositivos inteligentes habilitados para web que usam sistemas incorporados, como processadores, sensores e hardware de comunicação, para coletar, enviar e agir sobre os dados que adquirem de seus ambientes. Os dispositivos IoT compartilham os dados do sensor que coletam conectando-se a um gateway IoT ou outro dispositivo de borda onde os dados são enviados para a nuvem para serem analisados ou analisados localmente. Às vezes, esses dispositivos se comunicam com outros dispositivos relacionados e agem de acordo com as informações que recebem uns dos outros.
Os dispositivos fazem a maior parte do trabalho sem intervenção humana, embora as pessoas possam interagir com os dispositivos – por exemplo, para configurá-los, dar-lhes instruções ou acessar os dados.
A IoT também pode usar inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina para ajudar a tornar os processos de coleta de dados mais fáceis e dinâmicos.